...SEI MUITO E MUITO BEM QUE PESO TEM A LUZ, mais sim eu sei também que força tem Jesus, CONHEÇO A HUMANA DOR SOFRER EU JÁ SOFRI, mais graça ao bom Deus eu nunca desisti, NUNCA DESISTI DE CRER E DE ESPERAR, fiel permaneci e sem desanimar, EU VOU ATÉ O FIM MANTENHO A MINHA FÉ, eu tenho alguém por mim JESUS DE NAZARÉ...



quinta-feira, 24 de junho de 2010

FIBRAS MUSCULARES

Os exercícios resistidos solicitam os dois tipos básicos de fibras musculares que formam os músculos esqueléticos humanos: fibras brancas e fibras vermelhas. As fibras vermelhas também são identificadas em outras classificações como lentas, oxidativas ou do tipo I. As fibras brancas são conhecidas também como rápidas, glicolíticas ou do tipo II. Alguns grupos musculares humanos possuem predominância de fibras brancas, enquanto que outros apresentam maior quantidade de fibras vermelhas. Considerando-se os diversos grupos musculares em conjunto, verifica-se que existe grande variação inter-individual nas proporções entre fibras brancas e vermelhas. Algumas pessoas possuem predomínio de um tipo sobre o outro, o que as torna mais aptas para as atividades que dependem do tipo de fibra predominante. As fibras vermelhas são normalmente solicitadas em atividades de baixa intensidade, quando a tensão muscular durante a contração é pequena, e quando o metabolismo energético predominante é o aeróbio. As fibras brancas, com metabolismo predominante anaeróbio, são ativadas preferencialmente nas atividades de velocidade e nas tarefas de força, nesse último caso no entanto, geralmente em conjunto com as fibras vermelhas.

Para entendermos melhor o processo de recrutamento de fibras na contração muscular, é necessário esclarecer que as fibras musculares podem ser sub-classificadas, sendo dois sub-tipos de fibras brancas os mais importantes do ponto de vista funcional. As fibras II-A são chamadas fibras intermediárias, porque possuem metabolismo glicolítico e oxidativo, enquanto que as fibras II-B são apenas glicolíticas. Normalmente as pessoas possuem maior quantidade de fibras II-A, mas pessoas fisicamente ativas aumentam a sua quantidade. Isto se deve à que a atividade física, tanto aeróbia quanto anaeróbia (que como já vimos apresenta ativação aeróbia paralela), induz o acúmulo de enzimas oxidativas nas fibras II-B. Outro aspecto importante é que nas atividades mais comuns, as fibras musculares são solicitadas para contração em uma sequência progressiva de volume celular: as menores são ativadas antes das maiores. Os menores diâmetros ao corte transversal são os das fibras vermelhas. Considerando a faixa de variação normal de volume entre as fibras musculares, as fibras II-A apresentam um diâmetro médio. A maior parte das fibras II-B também possuem diâmetros médios, mas algumas possuem grandes volumes, mesmo entre pessoas sedentárias.

No caso do treinamento com pesos, exercícios com pequenas cargas, que ativam poucas unidades motoras, utilizam apenas fibras vermelhas. Exercícios com cargas maiores mas ainda pequenas, ativam maior quantidade de fibras, mas todas vermelhas. Cargas maiores do que as necessárias para ativar todas as fibras vermelhas, comecarão a solicitar as fibras brancas. Normalmente cargas em níveis de treinamento para hipertrofia, entre 70 e 90 % de carga máxima, ativam todas as fibras vermelhas e a maior parte das fibras brancas. Na ativação muscular voluntária nunca é possivel ativar simultaneamente todas as fibras musculares, e no caso do treinamento para hipertrofia, as fibras que permanecem em repouso são as fibras II-B de tamanho maior. Essas fibras são ativadas apenas em situação de esforço máximo, para uma única repetição do movimento, ou em movimentos repetidos quando a maioria das outras fibras já estão em fadiga. Devido à sua participação nos esforços por tempo muito curto, mesmo em treinamento com pesos, as fibras II-B não acumulam enzimas oxidativas. Assim sendo, apenas as fibras II-B de tamanho médio tendem a serem transformadas em II-A. O processo de hipertrofia dos músculos esqueléticos caracteriza-se por aumento de volume celular que pode ser predominantemente de fibras brancas, ou tanto de brancas quanto de vermelhas. Em situações de movimentos muito rápidos ou de força máxima, parece haver uma inibição de fibras vermelhas em favor das fibras brancas de todos os tamanhos. Provavelmente por esse mecanismo, atletas de movimentos explosivos e levantadores de peso apresentam hipertrofia seletiva de fibras brancas. O treinamento com pesos para hipertrofia, tal como realizado na musculação esportiva e em reabilitação, estimula aumento de volume tanto nas fibras brancas quanto nas fibras vermelhas. Como as fibras brancas dos sedentários são maiores do que as vermelhas, nos indivíduos treinados permanece um diferencial de volume em favor das fibras brancas.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

COMO SABER SE JÁ É HORA DE TREINAR?

Se você esta em dúvida sem saber se necessita de exercícios físicos, treinos, trabalhos com peso, saltos, corridas, ..., ..., ..., temos uma receita básica...!!! Assista uma partida de futebol, se você cansar aos 25 minutos do segundo tempo necessita muito de atividade física... Se você cansar aos 40 do primeiro tempo, você necessita muito mais muito mesmo praticar atividade física...
Se aos 15 minutos do primeiro tempo você está sem ar de tanto ver os jogadores correndo de um lado para o outro, procure um médico, você esta em estado terminal... s. o. s...

segunda-feira, 14 de junho de 2010

APRESENTANDO FEDOR EMELIANENKO

Emelianenko é considerado, há vários anos, como um dos maiores lutadores de MMA do mundo, considerando igualmente todas categorias de peso, e, por muitos, como o melhor lutador de MMA dos pesados (mais de 93 kg) em todos os tempos[2].

Em 2008, desafiou a "Lenda das Lutas" Rickson Gracie de 1,78m, 84 Kg e 50 anos e que estava a 460 lutas invictas para um combate que infelizmente não ocorreu, seria o evento do milênio onde o mito do passado se encontraria com o do presente. Fedor, com 1,83 m de altura e 106.5 kg, socos muitos rápidos e fortes, um fôlego de dar inveja, e com um dos melhores "Ground 'n' Pound" do mundo. Emelianenko possui um registo de 34 lutas, sendo 32 vitórias, um No Contest - Accidental Cut (sem resultado, corte gerado por um golpe ilegal - cabeçada, foi um acidente entre Emelianenko e Minotauro) e apenas uma derrota (um golpe no 1ª round onde abriu um corte), a luta foi interrompida por pedido médico TKO - doctor stoppage, Emelianenko ainda estava inteiro (na verdade fora o primeiro soco da luta, aos 17 segundos). A unica fraqueza dessa máquina do MMA é a sua pele que rasga com facilidade, o que nunca foi aproveitada por algum lutador, que poderia vence-lo, fazendo-o sangrar para que o juiz interrompesse a luta dando a vitória para o seu oponente. Um aspecto interessante da vida deste lutador, é o seu treino: dono de uma força descomunal, Emelianenko não é praticante de musculação. O seu treino físico consiste em corridas de longa distância, trabalhos com elásticos, exercícios com o peso do próprio corpo, elevações de braços. Além disso, o campeão também realiza alguns exercícios praticados pelo exército soviético. Num deles, utiliza uma pesada marreta, que usa para bater num pneu no chão. Talvez seja este o segredo da sua força e condicionamento físico fenomenal. O lutador também é adepto de uma técnica de treino físico da Rússia, chamada "kettlebell". Consiste em uma esfera de ferro com uma espécie de alça para segurar. Com ela, é possível fazer uma variedade de exercícios, sendo excelente para o trabalho dos posteriores da coxa, bíceps femoral, região lombar e principalmente ombros. O peso de cada esfera varia muito, podendo-se encontrá-las pesando desde 10 kg até impressionantes 40 kg. Esse equipamento foi amplamente utilizado pelos militares soviéticos durante a Guerra Fria. À princípio, era apenas um projétil de canhão com alça utilizado como peso; hoje existem diversos exercícios que trabalham o corpo todo em poucos minutos. Fedor nasceu em 1976 em Rubenshnoe Lugansk, na Rússia, sua mãe era uma professora e seu pai um soldador. Começou a praticar judô e sambo com cerca de 10 anos. Fedor não era uma criança forte e intimidadora, suas principais qualidades eram a perseverança e força de vontade. Após terminar a faculdade em 1997, Fedor ingressou no exército russo como bombeiro. Em 1999 casou-se com sua primeira esposa, Oksana, e no mesmo ano teve sua primeira filha, Masha. Tempos mais tarde, em 2006, Fedor oficializava sua relação com a namorada Marina e um ano depois Vasilisa, sua segunda filha, nasceu.

sábado, 12 de junho de 2010

METABOLISMO - EMAGRECIMENTO?

Há muito tempo que as pessoas tentam decifrar de que forma o metabolismo atua no organismo, na verdade ele é um conjunto de reações fisiológicas. É por meio destas diversas reações e do equilíbrio entre elas que o nosso organismo funciona. E, para que tudo ocorra na mais perfeita harmonia é necessário um combustível, uma energia que permita que tudo ocorra de maneira adequada.



Um indivíduo em repouso gasta energia (calorias) para manter suas atividades vitais: respiração, metabolismo celular, circulação, atividade glandular e manutenção de temperatura corpórea. Quando isso acontece interfere no metabolismo basal ou taxa metabólica basal (TMB). Como o metabolismo age no organismo é fácil entender, mas de que forma que ele interfere no ganho de peso muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas. E para tentar esclarecer o que é mito nessa história segue abaixo algumas das perguntas mais freqüentes.

Peso X Metabolismo

Mito: Não Emagreço porque meu
metabolismo é lento.
Verdade: Metabolismo é um conjunto de reações fisiológicas responsáveis pelo funcionamento do nosso corpo como respiração, circulação, manutenção da temperatura do corpo e reações químicas celulares. Para que tudo isso funcione o organismo gasta calorias que pode variar de indivíduo para indivíduo, mas normalmente não é causa de ganho de peso, a não ser que exista alguma doença como o hipotireoidismo.

Exercício X Metabolismo

Mito: Vou à academia diariamente, mas meu metabolismo não reage.Verdade: A atividade física aeróbica leva a um gasto calórico importante durante sua execução, ou seja, ajuda a queimar calorias, porém, a atividade muscular de resistência (musculação) pode sim levar a um aumento do metabolismo de repouso (basal) porque aumenta o número e tamanho das fibras musculares que são verdadeiras torradeiras de calorias.

Gestão X Metabolismo

Mito: Estou grávida então meu metabolismo vale por dois e posso comer o que quiser.
Verdade: As gestantes aumentam seu metabolismo em até 28% para suprir de forma eficiente as necessidades do bebê, o que não significa poder comer o dobro sem engordar.

Tireóide X Metabolismo


Mito: Tenho problemas de tireóide e por isso meu metabolismo é lento.
Verdade: Sabe- se que apenas 3 a 5% dos casos de excesso de peso e obesidade são causados por hipotireoidismo. Além disso, mesmo que a pessoa seja portadora dessa doença, normalmente pode ser controlada sem dificuldades com o uso adequado de medicação especifica.

NO2 - ÓXIDO NÍTRICO

ÓXIDO NÍTRICO

Óxido nítrico (NO), foi criado com a mais alta tecnologia, sendo diferenciado no ramo dos suplementos por desenvolver um processo chamado hemodilatação, que passa a ter uma função especifica de aumentar o calibre das veias, facilitando o transporte do sangue para a célula muscular. Através desse transporte sangüíneo é possível otimizar ganhos consideráveis, pois é a corrente sangüínea que faz o transporte de ‘’nutrientes’’ como: oxigênio, glicose, entre outros para que possam formar a fibra muscular.

LIGAÇÃO ARGININA-ÓXIDO NÍTRICO (NO)


A L-Arginina é precursora na gênese do óxido nítrico, a L-Arginina, tem uma função de melhorar a capacidade de concentração, diminuir a fadiga, na recuperação muscular, entre outros. A partir desse processo de formação do óxido nítrico produzido pela L-Arginina é fácil entender pois, o óxido nítrico tem uma função que é a de ‘’regular a pressão arterial’’, devido um melhor controle da pressão, quase que todos os sistemas funcionam bem.

ÓXIDO NíTRICO (NO) PODE SER COMPARADO COM CREATINA?

Apesar dos dois proporcionarem um bom incremento muscular, o óxido nítrico tem um papel de proporcionar maior volume intracelular (dentro da fibra muscular), devido maior concentração sangüínea no bombeamento do sangue para o músculo, carreando os nutrientes, oxigênio, glicose, entre outros, até o local especifico. Já a creatina tem o papel de captar líquidos para a membrana extracelular, essa membrana é a que envolve um conjunto de fibras musculares (membrana sarcoplasmática), ou seja, cada um tem um papel diferente no organismo. Sem contar que quem leva a creatina para o músculo é a glicose, já quem leva a glicose para o músculo é o óxido nítrico (NO).

ALGUNS BENEFÍCIOS DO ÓXIDO NÍTRICO (NO)

Dentre os principais benefícios, pode se destacar o ganho de volume que o músculo passa a obter após (6-7) dias de utilização do óxido nítrico, devido a melhor circulação da corrente sangüínea, além desse temos também: aumento da força, menor fadiga, melhora na contração muscular.

MELHOR TIPO DE TREINAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO ÓXIDO NÍTRICO (NO)

Como sua melhor utilização esta diretamente ligada ao bombeamento do sangue para as regiões especificas do músculo, o melhor tipo de treinamento seria o treinamento por fluxo, como seria isso: deve-se malhar de 3 a 4 exercícios para o mesmo grupamento muscular, sem alternar com nenhum outro grupamento, isso facilita que o transporte sangüíneo fique localizado em um músculo especifico. OBS: lembre-se sempre não é qualquer individuo que estará preparado para fazer esse tipo de treinamento, o melhor caminho é procurar a orientação de um profissional de Ed. Física antes de mudar seu treino.

MALEFÍCIOS DO ÓXIDO NÍTRICO (NO)

Não foi encontrado no momento nenhum malefício na administração do óxido nítrico, somente algumas precauções devem ser tomadas como: não ingerir uma quantidade elevada do produto, diabéticos ou grávidas não devem tomar óxido nítrico (NO). Mas atenção: O NO2 NÃO DEVE SER USADO EM CONJUNTO COM VASODILATADORES SINTÉTICOS OU MEDICAMENTOS PARA O CORAÇÃO (EX.: VIAGRA, ISORDIL, CIALIS, LEVITRA E OUTROS).


MELHOR DOSAGEM DE ÓXIDO NÍTRICO (NO)

Como existem no mercado de suplementos uma série de marcas, o ideal é seguir as orientações indicadas pelo fabricante.


ORIENTAÇÃO MÉDICA DO ÓXIDO NÍTRICO


Como todo e qualquer suplemento deve-se procurar a orientação de um médico especialista, para a utilização desse suplemento.

METABOLISMO BASAL

Assim como qualquer máquina nosso organismo também precisa de uma quantidade mínima de energia para se manter em funcionamento. Chamada taxa de metabolismo basal, essa espécie de combustível que mantêm as funções vitais do corpo, como a respiração, a circulação sanguínea, a digestão e o funcionamento dos demais órgãos nada mais é que a energia obtida por meio da alimentação. Um homem saudável de 1,70 metros de altura, 70 quilos e com 35 anos, por exemplo, gasta em média 1650 kcal só para manter essas funções. Ou seja, mesmo em repouso ele precisa consumir esse número mínimo de calorias para se manter vivo. Do contrário, seu organismo começará a reduzir o ritmo de funcionamento para poupar seus estoques de energia. É o tal metabolismo lento.

Quem deseja emagrecer deve elevar a taxa de metabolismo basal, fazendo com que o corpo gaste mais para fazer as mesmas coisas. Isso acontece quando a massa muscular é desenvolvida. Afinal, com mais tecido muscular para irrigar, oxigenar e alimentar de carboidratos, maior será a necessidade diária de calorias do organismo. É por conta dos músculos naturalmente maiores que homens têm taxa de metabolismo basal maior que as mulheres. Uma mulher com as mesmas características citadas acima consome “apenas” 1450 kcal.

Também é por isso que esportistas de alta performance, halterofilistas e fisiculturistas de qualquer sexo podem ingerir até 3.500 calorias diárias sem engordar. “Eles precisam comer para manter a grande quantidade de massa muscular que possuem. E só não engordam porque a queima de carboidrato e gordura é constante no organismo deles, seja no trabalho, durante os exercícios físicos ou até quando estão dormindo, porque o corpo continua trabalhando”.

Sedentários e pessoas não muito ativas podem gozar do mesmo benefício: basta aumentar a taxa de metabolismo. Isso se faz a partir da união de exercícios aeróbicos com treino muscular e uma dieta equilibrada. “O treino muscular faz emagrecer graças ao aumento do tamanho dos músculos, que acabam elevando o metabolismo basal, que por sua vez se mantém consumindo grandes quantidades de energia mesmo com pausas de até duas semanas sem treino”.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

TREINAR???

Esse treina...



Esse não treina...



Esse treina...



Esse não treina...

terça-feira, 8 de junho de 2010

ARNOLD SPORTS FESTIVAL 2010

Quem visitou o ARNOLD FITNESS EXPO, a mega feira em Columbus, Ohio, USA, não perdeu por esperar. E pôde ver de perto seus grandes ídolos, (mais de 18 mil atletas) circularam entre os 700 estandes que expuseram seus mais variados e revolucionários produtos esportivos, concorridos entre as grandes marcas de suplementos, que chegaram como de costume para oferecer ainda mais novidades aos atletas do mundo todo, em todas as modalidades esportivas. Sem dúvida um evento que fez história.
O Brasil foi muito bem representado neste evento, colocando os seus atletas em algumas categorias amadoras, e uma na profissional. Nas categorias femininas, tivemos na figure internacional profissional, nossa querida atleta Larissa Reis. Nas categorias amadoras, na fitness médium class, a Diana Paula Monteiro, na Figure class e, Loritza Oliveira De Andrade, e na figure class D, Alhandra Martin Dos Santos. No decorrer do show, o super astro de Hollyood Sylvester Stallone, foi agraciado com o chamado (Lifetime Achievemant Award). E depois em uma bela homenagem, onde foi utilizado um telão, foram mostradas fotos do ator, e junto dele um histórico seu que dizia que quando criança, Stallone praticava diversas modalidades de esporte, inclusive chegou a dizer que nunca teve ossos grandes e nem genética para se tornar um fisiculturista de verdade. E depois de mostradas várias fotos e alguns trechos em vídeos de seus principais filmes, o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger em tom de brincadeira, disse que assistiu a muitos filmes de Stallone, e quando o ator aparecia especialmente sem camisa em Rambo E Rocky, filmes que o consagraram, ele cobria os olhos de sua esposa, pois ficava com ciúmes. E disse também que sempre admirou o astro, pois em seus filmes, promoveu a importância da atividade física, o fisiculturismo, os suplementos, e uma alimentação mais equilibrada, proporcionando uma melhora na qualidade de vida de todos e especialmente de seus fãs. 1°LUGAR :
KAI GREENE - Após fazer a defesa de seu título, reafirmou-se novamente como campeão! Estava realmente fantástico no geral, sua perna parecia ter vindo de outro planeta, fibrada no máximo, ao estilo Andreas Munzer, e inclusive com um super posterior muito bem desenvolvido. Dorsais que saiam praticamente de sua cintura, (aliás, pra quem não sabe, ele teve uma ajudazinha especial de Dorian Yates), nos treinamentos de costas para este campeonato. Sempre com poses diferentes, em sua apresentação, desta vez ele inventou uma parada de mão apoiando os pés na parte do fundo do palco. Nesta hora até pensei: quase que o Kai “cai, sô” Desculpem o trocadilho, mas não resisti. Agora vamos analisar outro detalhe interessante: o “coque” que ele usa, estilo Chico Cesar cantando Mama África... fala sério. Enfim, com “coque” ou sem “coque” foi o grande campeão da noite, e merece todo o mérito. Só quero ver o que vai rolar no próximo Olympia. Jay que se cuide muito bem, se não tchau, tchau. 2°LUGAR :
PHIL HEATH - Com um físico incrível, ficou em segundo lugar com ótima separação entre os grupos musculares, veio grande, com muita densidade, e braços que penso terem sido talvez um dos melhores do show. Outro ponto importante foi à cor de sua pele, que certamente ajudou e muito na análise dos árbitros. Como eu disse acima, — os detalhes são muito importantes. Definitivamente Phil Heath vem com tudo para o próximo Olympia. 3°LUGAR :
BRANCH WARREN - Terceiro lugar para este texano. E parece que o público não gostou muito quando seu nome foi anunciado nesta colocação. Este também veio bem trincado, posterior de perna bem marcado, assim como o seu super quadríceps, eu sinceramente gostaria de ver maiores detalhes em suas costas, acho que é um dos únicos pontos que lhe falta. Fez uma apresentação forte, com música clássica e depois trocou para o estilo hard rock. Aliás, Branch tem se destacado nas últimas competições, no último Olympia ficou em segundo, perdendo para Jay Cutler. 4°LUGAR :
DEXTER JACKSON - Ficou em quarto lugar e muito desapontado. Não esteve em sua melhor forma. Apesar de boa definição, suas pernas pareciam um pouco menores, e seu posterior de perna não mostrava muito detalhe. Ao lembrar que todos os detalhes são extremamente analisados pelos árbitros, começo a pensar se, ele já não estaria meio cansado desta brincadeira. Enfim, vamos ver como ele virá mais para frente. 5°LUGAR :
TONEY FREEMAN - O mais alto e mais pesado dos competidores, pegou o quinto lugar, apresentou uma bela linha, muito bem equilibrada com grande definição. Sua apresentação fluiu bem, com boas poses, e fiquei surpreso por sua colocação, acredito que terceiro, se não segundo estariam a sua altura. Vale lembrar que Toney foi o competidor mais velho deste campeonato, com idade de 43 anos.

Segue uma das competidoras da categoria fitness que me chamou atenção, seu nome é: Oksana Grishina. Esta atleta russa que ficou em quinto lugar, esbanjou carisma e simpatia em sua entrevista ao site flexonline.com dias antes da competição, e nos palcos além de repetir a dose, ainda acrescentou charme e elegância em sua apresentação.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CULTURISMO E SUA HISTÓRIA

A cada ano que passa, aumenta o interesse pelos campeonatos para a escolha do atleta de físico mais musculoso e mais harmoniosamente desenvolvido, a eles concorrendo a nata da juventude halterofilista, uma vez que os praticantes de outros esportes, que a princípio se apresentavam, foram completamente suplantados pelos seus adversários desenvolvidos por meio de pesos.

Desde há muitos anos que tais concursos eram realizados, sem entretanto terem caráter nacional nem regular, não sendo fiscalizados por qualquer entidade esportiva oficial ou submetidos a regulamentos uniformes. Muitas vezes, era uma revista que os promovia, apenas por meio de fotografias enviadas, servindo depois para base de apreciação e classificação, como Charles Atlas ou Ângelo Siciliano.

Este, ganhou um concurso regional em 1916, promovido pela revista Physical culture em Nova York, sendo sua fotografia premiada em primeiro lugar.

A partir de 1935, quando na França se realizou o primeiro campeonato "Apolo" (cujo vencedor foi Marcel Rouet), estas provas se popularizaram, tornando-se as favoritas de um número considerável de aficionados e movimentando apreciáveis somas em dinheiro, sobretudo em relação à indústria hoteleira e ao turismo. Naturalmente, disto se beneficiou o nosso esporte, pois o prestígio dos atletas que concorriam, numa parada esplêndida de força e de saúde, bem mostrando a superioridade dos exercícios que os haviam moldado, conquistou para ele o favor do grande público.

O Culturismo teve um declínio na Europa após o fim da II Guerra Mundial e seu ressurgimento com força total nos Estados Unidos, onde foram instituídos muitos em todos os níveis, com polpudos prêmios em dinheiro aos vencedores e a possibilidade de projeção imediata ao mundo dos "ricos e famosos" através das revistas, rádio e cinema, a mídia de então.

Depois de apresentar os nomes internacionais e os brasileiros em maior evidência na época, a revista informa que se realizaram, em combinação com o Campeonato Mundial de Levantamento de Pesos de 1947 na Filadélfia e durante as Olimpíadas de 1948, em Londres, campeonatos para a escolha do físico mais perfeito, vencidos, respectivamente, por Steve Stanko e John Karl Grimek.

A propósito, é interessante fazer-se notar que os campeonatos de melhor físico foram introduzidos nos Estados Unidos em 1939, com a finalidade de servirem de complemento aos campeonatos de levantamento de pesos, dando-lhes um novo interesse e servindo de pausa entre as provas que se prolongavam. Aos poucos, a voga dos torneios para a escolha do atleta mais perfeito foi se avolumando de tal forma, que eles suplantaram os torneios de levantamento de pesos, oferecendo-lhes tão forte concorrência no favor público e nas preferências dos halterofilistas, que hoje são vistos com prevenção imerecida pelos levantadores pouco esclarecidos.

Dizendo que não há razão para recear o desaquecimento do levantadores em função dos modeladores, "São duas modalidades de um mesmo esporte", cada uma com as suas possibilidades, dividindo igualmente as preferências dos assistentes e perfeitamente capazes de viverem harmoniosamente em comum, pois não é raro verem-se halterofilistas destacando-se simultaneamente em ambos os ramos, e cita, entre outros, John Terlazzo, John Grimek, e os brasileiros Cláudio Flãvio de Magalhães, João Baptista, J. Cássio Fernandes, Justino Rocha Viana, Pantaleão Rinaldo e Cid Pacheco.

CONCEITOS: JULGAMENTO

Uma competição culturista acontece em etapas, sendo elas:

Etapa 1 - quarto de volta ou round da simetria
Etapa 2 - rotina coreográfica ou o round de poses livres
Etapa 3 - Poses compulsórias ou o round de confrontos com poses
Etapa 4 - Posedown
Nenhuma destas etapas pontua separadamente em competições amadoras. As quatro etapas fazem parte de um todo. No culturismo profissional cada etapa pontua separadamente.

Na primeira etapa os árbitros avaliam o físico dos atletas sem posar. Os competidores realizam o quarto de volta. Os árbitros observam o desenvolvimento muscular quanto ao volume, definição e proporção muscular, observando a parte superior comparando com a inferior, lado direito com o esquerdo.

Na segunda etapa o atleta deve buscar realizar suas melhores poses para criar uma boa impressão para os árbitros. Não esquecendo que é norma e que a rotina de poses deve conter as sete poses de confronto. O competidor deve direcionar à rotina de poses para o corpo de arbitragem.

Neste momento os árbitros já têm uma idéia dos melhores, mas colocações ainda não estão decididas.

Na terceira etapa os competidores são chamados para realizar as poses compulsórias que são em número de 7 para homens e 5 para mulheres.

Muitas vezes fica evidente que alguns atletas descuidam-se ou negligenciam o aprendizado e prática das poses compulsórias. Aqui se finaliza a competição, pois ao final desta etapa os árbitros tem que estar com as classificações finais prontas, no Posedown (etapa 4) não é avaliada, é um momento para que os mesários possam recolher as súmulas e somar os resultados.

domingo, 6 de junho de 2010

T-BORN GYM APRESENTA OS MAIORES ARTILHEIROS DE TODAS AS COPAS

Sendo o gol a maior expectativa e alegria do futebol, umas das grandes atrações da Copas do Mundo são seus artilheiros. Os maiores artilheiros de todas as Copas do Mundo são:

1. Ronaldo - Brasil - 15 gols.
2. Gerd Müller - Alemanha - 14 gols.
3. Just Fontaine - França - 13 gols.
4. Pelé - Brasil - 12 gols.


Em cada uma edições das Copas do Mundo os artilheiros foram:
1930 - Stábile (Argentina) 8 gols
1934 - Oldřich Nejedlý (Tchecoslováquia) 5 gols
1938 - Leônidas da Silva (Brasil) 7 gols
1950 - Ademir (Brasil) 9 gols
1954 - Sándor Kocsis (Hungria) 11 gols
1958 - Just Fontaine (França) 13 gols
1962 Garrincha e Vavá (Brasil), Leonel Sánchez (Chile), Dražan Jerković (Iuguslávia), Valentin Ivanov (URSS) e Flórián Albert (Hungria) 4 gols
1966 - Eusébio (Portugal) 9 gols
1970 - Gerd Müller (Alemanha) 10 gols
1974 - Grzegorz Lato (Polônia) 7 gols
1978 - Mario Kempes (Argentina) 6 gols
1982 - Paolo Rossi (Itália) 6 gols
1986 - Gary Lineker (Inglaterra) 6 gols
1990 - Salvatore Schillaci (Itália) 6 gols
1994 - Hristo Stoichkov (Bulgária) e Oleg Salenko (Rússia) 6 gols
1998 - Davor Šuker (Croácia) 6 gols
2002 - Ronaldo (Brasil) 8 gols
2006 - Miroslav Klose (Alemanha) 5 gols

O artilheiro com maior número de gols em uma única edição de Copa do Mundo foi Just Fontaine da França em 1958.
O artilheiro com maior de gols em uma única partida de Copas do Mundo foi o russo Oleg Salenko que marcou 5 gols contra Camarões em 1994. Apesar da Rússia ter sido eliminada na primeira fase, Oleg Salenko ainda assim foi artilheiro daquela Copa, ao lado do búlgaro Hristo Stoichkov, com 6 gols.
Dentre as seleções, a que marcou o maior número de gols em Copas do Mundo é a brasileira com 202 em 90 partidas (até a Copa do Mundo de 2006). Já a seleção que marcou mais gols em uma única edição de Copa do Mundo foi a Hungria em 1954 com 27 gols.
A edição de Copa do Mundo com maior número de gols foi a de 1998 com 171 gols. Já a Copa do mundo com maior média de gols foi a de 1954, com 5,38 gols por partida.

MALHAR, TREINAR, CONDICIONAR...???

Tipos, formas, consequências, sistemas, resultados, objetivos, novidades, dúvidas, ..., ..., ..., ??? O que dizer...

Sem Dor - Muita gente ao iniciar um programa de ginástica reclama de dores musculares no dia seguinte. Por conta disso tornou-se popular a frase “sem dor não há ganho”. Ledo engano! Dor é coisa para atleta que busca o máximo rendimento esportivo. Quem busca saúde e qualidade de vida na atividade física não pode e não deve sentir dor. Se isso acontece é porque o programa está errado para a pessoa seja na academia ou em qualquer lugar. Não me consta que sentir dor seja sinônimo de prazer.

Quantas Vezes por Semana - Existem vários estudos e teorias, porém o mais sensato é o que sugere gastar cerca de 2200 calorias extras, por semana com atividades que não sejam as funcionais. Ou seja, as do dia a dia. Essas calorias podem ser divididas em três, quatro ou até sete vezes na semana. Sendo assim alguém que faça exercícios três vezes por semana, o exercício escolhido deve gastar umas 730 calorias e quem faz todo dia se dá ao luxo de gastar menos. Algo em torno de 314 calorias que se consegue com uma caminhada de 30 a 40 minutos em passo moderado a forte.

É importante lembrar que essas calorias extras se referem ao gasto diário. Portanto, se o sujeito não tiver tempo de caminhar 40 minutos de uma vez, mas puder fazer duas de 20 no mesmo dia vale também. Não existe mais aquela história de que o corpo só gasta gordura com exercício que tenham mais de 30 minutos de duração. A regra é simples. Engordar ou emagrecer, para maioria das pessoas obedece a um modelo matemático. Ingeriu mais calorias do que gasta, engorda. Gastou mais, emagrece.

O Melhor Exercício - O melhor é o que cada um gosta de fazer. Os mais eficientes para emagrecer são os aeróbios tais como a caminhada, a corrida, o ciclismo e a natação. Se o sujeito não gosta, pode fazer qualquer um desde que mantenha regularidade semanal e gaste as calorias necessárias. Vale fazer musculação, ginástica, lutar, dançar e etc. Não importa. Tem que se mexer e gastar calorias.

Mais Completo - Em tese não existe. O ser humano precisa, para as suas atividade funcionais se tornarem mais fáceis, desenvolver pelo menos três valências físicas: condicionamento aeróbio, força e flexibilidade. Nenhuma atividade física ou esportiva desenvolve as três de uma vez nem mesmo a natação como se apregoa. Condicionamento aeróbio se consegue com exercícios aeróbios, força com musculação e/ou ginástica localizada e flexibilidade com alongamento. Portanto, o ideal é variar as atividades.

Máquinas sem Esforço - As máquinas que trabalham enquanto o sujeito descansa são totalmente inofensivas e não precisa ser muito inteligente para entender isso. Se colocarmos um medidor de consumo de oxigênio em alguém deitado numa dessas camas que levanta e abaixa a perna sozinha verifica-se facilmente que não há alteração nenhuma. Simples! O sujeito não faz esforço. Logo, não gasta caloria. É querer ser enganado pagando mais do que pagaria numa academia ou personal trainer. O mesmo acontece com os choquinhos elétricos que prometem fortalecer músculos, os cremes e/ou medicamentos que prometem reduzir as gordurinhas localizadas. Uma tremenda enganação! Os fabricantes para fugir da propaganda enganosa colocam em letras minúsculas que é preciso fazer exercício físico.

Para que Servem - Esses aparelhos, em sua maioria têm aplicação na fisioterapia e são muito eficientes na recuperação de movimentos, lesões e/ou doenças diversas. Para manusear esses equipamentos e indicar a atividade certa para o paciente certo é preciso ter formação adequada.

As Dietas - Todo ano tem uma da moda. Da lua, das frutas, das gorduras, do tipo sanguíneo entre outras. Pura enganação também! A única linha de pensamento lógico são as que pregam a reeducação alimentar, controle de calorias por associação de pontos inteligentes, não retiram os nutrientes básicos, não passa fome e induzem o emagrecimento lento, gradual e progressivo. Ninguém engorda 10 quilos de uma vez só. Logo, para emagrecer de forma saudável tem que ser também devagar. Os especialistas sugerem um quilo por semana.

Reeducação Alimentar e Exercício - Para garantir sucesso total e nunca mais engordar é bom incluir o exercício físico na vida. Ninguém chega aos 80 ou 90 anos com excesso de peso porque as doenças, como a hipertensão arterial, o diabetes, as articulares entre outras vêm a reboque.

Sem Promessa - Existem várias academias que trabalham de modo correto fazendo entrevista inicial, avaliação funcional, sugerindo avaliação médica e com base nos resultados os profissionais de Educação Física habilitados analisam e prescrevem a atividade física certa para a pessoa certa na intensidade e volume de treinamento certo sem promessa de resultado rápido e enganoso. Dá pra ficar em forma para o verão! Do ano que vem. Fora dessa premissa pode ser enganação. Eu considero uma burrice prometer “mundos e fundos” na ginástica porque mais cedo ou mais tarde o cliente vê que foi enganado. Isso é um tiro no pé!

Em Menos de Dois Meses
- Depende do que se promete e para quem é o programa. Atividade física deve ser adequada ao perfil do cliente, mesmo assim pode não dar certo. Cuidado com apelo marqueteiro sob rótulo da “novidade”!

O que realmente funciona - Partindo do princípio que o cliente escolha a atividade mais prazerosa todas são boas. Algumas são eternamente boas como a ginástica localizada e a musculação, cada uma com suas limitações e objetivos. A primeira atende perfeitamente aos fins estéticos fortalecendo a massa muscular, mas se houver muita gordura por cima do músculo é bom conjugar com exercícios aeróbios tradicionais porque a localizada sozinha é pouco. A musculação é para quem deseja corpo mais forte e/ou músculos hipertrofiados. Cuidado! Aqui também virou moda conjugar método qualquer de ginástica e chamar de novidade para atrair o público desavisado.

Exercício agasalhado - Essa é outra enganação ainda enraizada numa parcela da sociedade provavelmente difundida por leigos. Suar muito não significa estar emagrecendo. O corpo durante a atividade física precisa fazer a troca de calor com o meio ambiente e o ato de suar, evaporar e ingerir líquido periodicamente é a forma correta de o corpo ficar refrigerado com segurança. Quem faz exercício físico agasalhado se arrisca a uma desidratação perigosa além de ser tremendamente desconfortável.

HISTÓRICO DAS COPAS E AS VITÓRIAS DO BRASIL

O Brasil é a seleção que mais ganhou Copas do Mundo de futebol. Foram cinco conquistas: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A seleção brasileira também foi a primeira tricampeã mundial, com a conquista da Copa do Mundo de 1970, façanha essa que deu a posse definitiva da Taça Jules Rimet, primeiro troféu dos campeões mundiais.



Após a conquista definitiva da Taça Jules Rimet com o tricampeonato brasileiro em 1970, ela foi substituída pela Taça Fifa, que o Brasil ganhou em 1994 e 2002. Ao contrário da Jules Rimet, a Taça Fifa não ficará em definitivo com nenhuma seleção independente de quantas Copas do Mundo ela ganhe.

Suécia 1958 - A primeira das Copas do Mundo que o Brasil ganhou

O Brasil chegou à Copa do Mundo da Suécia em 1958 com um grande time e duas revelações que iniciariam a competição na reserva: Pelé e Garrincha. Apesar do Brasil contar com uma seleção forte, a confiança na conquista não era das melhores em virtude das decepções nas Copas do Mundo anteriores. Em 1950, na Copa do Mundo realizada no Brasil, a seleção brasileira era a grande favorita, mas foi derrotada na final pelo Uruguai. Já em 1954 o Brasil não passou das quartas-de-final sendo eliminado pela grande seleção da Hungria.

A seleção brasileira teve uma boa estréia na Copa do Mundo de 1958 com vitória de 3x0 sobre a Áustria. O segundo jogo foi 0x0 contra a Inglaterra. No jogo seguinte estrearam Pelé e Garrincha e o resultado foi 2x0 sobre a Áustria. Nas quartas de final o Brasil teve grandes dificuldades para superar o País de Gales com vitória de 1x0, gol de Pelé. Na semi-final o Brasil venceu a França por 5x2. Na final contra a Suécia, outro show brasileiro e vitória também pelo placar de 5x2.

Chile 1962 - Brasil bicampeão em Copas do Mundo

O Brasil disputou a Copa do Mundo do Chile em 1962 com um time muito parecido da conquista de 1958. Na estréia, vitória de 2x0 sobre o México. No jogo seguinte um dramático 0x0 com a Tchecoslováquia no qual Pelé se machucou e não pode mais disputar o restante da Copa. No jogo seguinte Amarildo substitui Pelé com maestria e marcou 2 gols na vitória de 2x1 sobre a Espanha que deu a classificação para o Brasil às quartas-de-final. A partir daí a estrela de Garrincha brilhou e o Brasil foi campeão da Copa do Mundo do Chile com vitórias sobre a Inglaterra (3x1), Chile (4x2) e Tchecoslováquia de virada (3x1).

México 1970 - Brasil tricampeão conquista a posse definitiva da Taça Jules Rimet

No México 1970 o Brasil ganhou a terceira de suas Copas do Mundo e com isso ganhou a posse definitiva da Taça Jules Rimet. O Brasil, com uma constelação de estrelas lideradas por Pelé, foi campeão vencendo todas as partidas: 4x1 Tchecoslováquia, 3x2 Romênia, 1x0 Inglaterra, 4x2 Peru, 3x1 Uruguai e 4x1 Itália.

Estados Unidos 1994 - Brasil tetracampeão em Copas do Mundo

O Brasil ganhou sua quarta Copa do Mundo em 1994 nos Estados Unidos com um futebol defensivo e desinteressante. O mais importante era defender e contar que Bebeto e Romário fariam pelo menos um gol para a vitória. Para chegar à final o Brasil teve a seguinte campanha: 2x0 Rússia, 3x0 Camarões, 1x1 Suécia, 1x0 EUA, 3x2 Holanda e 1x0 Suécia. A final contra a Itália foi a única decisão de Copas do Mundo sem gols. Com o placar de 0x0 a decisão foi para os pênaltis nos quais o Brasil ganhou por 3x2.

Japão e Coréia do Sul 2002 - Brasil pentacampeão em Copas do Mundo

O Brasil ganhou a quinta das suas Copas do Mundo em 2002, onde a organização do evento ficou dividida entre Japão e Coréia do Sul. Apesar da preparação complicada, o Brasil brilhou com um futebol empolgante e craques como Rivaldo, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. Assim como em 1970, o Brasil ganhou a Copa do Mundo vencendo todos os jogos: 2x1 Turquia, 4x0 China, 5x2 Costa Rica, 2x0 Bélgica, 2x1 Inglaterra, 1x0 Turquia e 2x0 Alemanha.

Rumo ao hexa em 2010...

sábado, 5 de junho de 2010

APRESENTANDO A SELEÇÃO 2010

Estamos com o pensamento positivo para a copa de 2010...

Segue nossos representantes!!!

APRESENTANDO WANDERLEI SILVA - WAND

Wanderlei César Silva, curitibano, nasceu em 03 de julho de 1976. Aos 13 anos achando-se baixinho e acima do peso, começou a treinar Muay Thai na Academia Chute Boxe, objetivando melhorar sua estética e arrumar uma namorada.



Aos 20 anos, apesar das opiniões contrárias, mas acreditando em seu potencial como atleta, ganhou seu primeiro prêmio no Japão. "Depois que descobri o Muay thai minha vida mudou. Gostei da atitude do esporte e fiquei alucinado com ele. Após algumas lutas amadoras, descobri que era o que eu queria. Junto comecei a praticar boxe e jiu-jítsu e seria muito bom encontrar eventos que tivessem o confronto das mais diversas artes marciais".

Wanderlei possui uma estatística invejável: 31 vitórias; 7 derrotas e 1 empate. Sendo assim, é considerado um dos melhores na categoria light heavy weight (até 93 kg) pela maioria das mídias especializadas. Só no Pride, Wanderlei escreveu uma história à parte: foi vitorioso diversas vezes batendo nomes como Dan Handerson, Quinton Jackson e Guy Mezger. Para os japoneses, o estrago foi ainda maior: Sakuraba, Matsui, Kondo, Minowa, Oyama e Ioshida foram alguns dos nomes derrotados por Wanderlei. É isso que o torna um dos lutadores mais populares de todos os tempos, no Japão.

Segundo os japoneses, Wanderlei Silva é adorado por mostrar um jogo de striker, com algumas técnicas de chão. Seus chutes e socos são vistos como herança do karatê e de suas ramificações. Porém, são os nocautes e a agressividade que mais impressionam o público. Poucas vezes, ele foi visto defendendo-se no decorrer das lutas, já que ele ataca, incessantemente, sem dar um passo pra trás, até que o adversário caia aos seus pés. Esse tipo de postura, no ringue, tornou-se marca registrada do curitibano e já começa a ser imitado por diferentes lutadores dos mais variados países.

AUXÍLIO PARA LUTADORES

Muitas vezes o profissional que trabalha com lutadores não conhece a arte em específico, e sendo assim deixa de incluir no treinamento, exercícios que auxiliem o lutador atleta em sua melhor performance. Nas academias podemos utilizar de vários métodos, equipamentos, tendências...

Muitas vezes esses novos métodos, entre tantos de treinamento passados aos atletas, não correspondem com suas necessidades, mencionando o Jiu Jitsu, Judô, Hapkido, outras artes que utilizam dos kimonos, vale salientar a importância de uma boa pegada para esses lutadores, bem como listar exercícios indicados para o desenvolvimento total deste importante recurso.

Vamos começar citando alguns exercícios que certamente adicionarão uma nova variedade de trabalho ao seu treino.

1- Levantamento terra com elástico
2- Barra com peso
3- Barra isométrica na barra grossa
4- Barra com kimono
5- Remada com kimono
6- Levantamento com saco de areia
7- Subida na corda
8- Arrastamento com trenó

Complemento com a ressalva de trabalho isométrico e a impotãncia da parte técnica não preciso nem comentar... bom treino...

TREINAMENTO E SEU CONCEITO

A função do treinamento é aumentar a capacidade de trabalho do atleta, a efetividade de suas habilidades e suas qualidades psicológicas , a fim de melhorar seu desempenho em competições. O treinamento representa uma tarefa de longo prazo. Atletas não se desenvolvem do dia para a noite e um treinador (preparador) não pode fazer milagres utilizando atalhos e ignorar as teorias científicas e metodológicas.

Quando atletas estão em treinamento adaptam-se ou ajustam-se a ele. Quanto melhor for a adaptação anatômica, fisiológica e psicológica maior é a probabilidade de melhora de desempenho. A super-compensação é o principal conceito da teoria do treinamento desportivo e sua dinâmica depende do planejamento da intensidade do treinamento, pois ela assegura a restauração da energia e ainda auxilia o atleta a evitar níveis críticos de fadiga, que podem resultar em um estado indesejável de super-treinamento.

Para conduzir um programa de treinamento efetivo é preciso entender os sintomas de fornecimento de energia (combustível utilizado em cada um dos sistemas: aeróbio, anaeróbio láctico e anaeróbio aláctico). Um bom conhecimento do período de restauração de um sistema de fornecimento de energia é a base para calcular os intervalos entre as atividades durante e entre as sessões de treinamento e também após as competições.

ENTENDENDO MELHOR SEUS JOELHOS

Cuidado!!!

O joelho é uma das articulações mais comumente lesionadas em indivíduos que praticam atividade física intensas regularmente ou em atletas. Isso ocorre em virtude da exposição do joelho e de sua anatomia, bem como pelas necessidades funcionais a ele impostas.

O joelho é uma articulação muito importante do nosso corpo, pois ele é responsável pela dissipação das cargas de força da gravidade que desce pelo nosso corpo desde a cabeça até os pés, sendo o joelho responsável pela sustentação de aproximadamente 70% da massa corporal total. O joelho também é responsável pelo sistema locomotor, pois ele funciona como uma "dobradiça" que realiza principalmente a extensão e a flexão da perna sob a coxa, permitindo assim nos locomovermos.

Anatomia e Biomecânica do Joelho

O joelho é uma articulação triaxial que compreende as articulações tibiofemoral, femoropatelar e tíbiofibular proximal integradas com estabilizadores ativos e passivos. A arquitetura óssea consiste do fêmur, da tíbia, da patela e da fíbula proximal. Tudo isso fixado por vários ligamentos e revestido por uma cápsula articular. Tendo em seu interior substâncias nobres responsáveis pela nutrição e lubrificação dos tecidos. A maioria dos músculos bi-articulares (que atuam em duas articulações) localizados na coxa cruzam o joelho protegendo-o e fortalecendo-o.

A articulação do joelho não é apenas uma dobradiça. Os movimentos de flexão e extensão, medial para lateral, anterior para posterior, o movimento rotacional e o axial fazem parte da atividade normal. A combinação desses movimentos é controlada pela interação entre as estruturas ósseas, os meniscos, os ligamentos e os músculos ao redor do joelho. Lesões em qualquer desses componentes podem, portanto, afetar a função normal do joelho.

A biomecânica do joelho é importante, pois os movimentos conjugados, normais e anormais, do joelho determinam o estresse aplicado sobre a cartilagem articular, os meniscos e os ligamentos. O joelho move-se com seis graus de liberdade apresentando flexão e extensão, translação (de anterior para posterior, de medial para lateral e axial), rotação, adução e abdução. Os ligamentos funcionam melhor quando recebem carga na direção de suas fibras. A arquitetura óssea e os meniscos atuam em sintonia para colocar estresses ao longo das vias ligamentares. Quando a carga ultrapassa a resistência máxima do ligamento, este pode se romper.

ALONGAMENTO E FLEXIBILIDADE

Diferenciando o Alongamento de Flexibilidade

Muitas pessoas confundem alongamento com flexibilidade, mas devemos atentar para a diferença entre os dois. Onde flexibilidade pode ser definida como a amplitude de movimentos (ADM), ou seja, o grau de amplitude em que uma estrutura pode se afastar da outra, onde o máximo seria o ângulo de 0º (ou 180º, para outros estudiosos), ao passar disto seria considerada hiperflexibilidade. Já o alongamento pode ser definido como qualquer exercício ou manobra terapêutica que tem por objetivo alongar (esticar) estruturas de tecido mole, e, portanto, aumentar a amplitude de movimentos (ADM). Então com as definições acima, podemos dizer que flexibilidade é considerada a valência física e o alongamento o meio para desenvolver esta valência, a flexibilidade.

Tipos de Alongamentos

O alongamento pode ser estático (passivo ou ativo), ou balístico (dinâmico). No método estático move-se o grupo músculo-articular lentamente, mantendo-se uma postura com tensão muscular, e sustenta-se esta postura por alguns segundos. Este método pode ser passivo, onde o indivíduo alonga um determinado grupo muscular com a ajuda de forças externas, como aparelhos ou outro indivíduo, estando o praticante passivo, isto é, com descontração muscular. Este método de alongamento é o mais indicado para indivíduos que desejam aumentar a flexibilidade e a qualidade de vida, por permitir realizar os exercícios em ótima postura e sem muito desconforto.

O método estático também pode ser ativo, onde o indivíduo deve alcançar a maior amplitude de movimento pelo maior alcance do movimento voluntário, utilizando a força dos músculos agonistas (que realizam o movimento) e do relaxamento dos músculos antagonistas (que limitam o movimento). Este é um excelente método para praticante de atividades físicas, principalmente desportos onde ocorrem paradas súbitas e mudanças bruscas de direção de movimentos, tipo futebol, handebol, basquetebol. Nestes casos, o exercício de alongamento estático ativo realizado com força dos agonistas pode contribuir para o condicionamento requerido.

Outro método de flexibilidade muito utilizado por praticantes de atividades físicas, é o método balístico, que consiste num movimento composto. A primeira fase é um movimento de força contínua em que se usa um movimento acelerado pela contração concêntrica dos músculos agonistas, sem o impedimento de contração dos agonistas. A segunda fase é um movimento em posição de inércia sem contração muscular. Na amplitude final do movimento desacelera-se deixando a resistência por conta dos ligamentos e músculos alongados, fornecendo uma resposta elástica.

DORES APÓS O TREINAMENTO

Quem já não sentiu dor depois de fazer exercícios, principalmente quando se inicia uma atividade física? A dor é inevitável tanto para iniciantes como para atletas, mas o importante é saber até que ponto ela é considerada normal ou se está se tornando maléfica.

Se você é iniciante, se está sem praticar exercícios há muito tempo, qualquer atividade irá causar dores musculares no dia seguinte podendo se prolongar até mais dois dias. Isto porque o organismo precisa de um tempo para se adaptar a novos esforços, ou seja, você deixou seu corpo adormecido e de uma hora para outra resolveu acordá-lo...

No sistema muscular, irá ocorrer microrrupturas nos grupos musculares solicitados durante o exercício e acúmulo de ácido láctico, gerando no organismo um processo de defesa que leva a um processo inflamatório. Além da parte muscular, você também irá sentir novas adaptações em outros sistemas como o metabólico, o cardiovascular, etc.
Agora tudo depende do seu objetivo. Se você quer melhorar a sua performance, aumentar a massa muscular e melhorar o seu condicionamento cardiorespiratório deverá trabalhar com limites e treinos mais intensos podendo causar estas dores musculares nos dias seguintes ao exercício executado.

Se você treinou e sentiu dor no dia seguinte, dependendo da sua fase de treinamento procure treinar outros grupos musculares ou fazer atividades com menor intensidade para não piorar a situação. Por isso é muito importante fazer uma avaliação física antes de iniciar os exercícios e conhecer exatamente o seu nível de condicionamento, trabalhando de forma adequada com a intensidade certa que possa lhe proporcionar melhora no rendimento sem causar lesões, respeitando o seu limite.

AQUECIMENTO PRÉ TREINO

Participar de algum tipo de atividade física ou aquecimento antes de um exercício vigoroso em geral é aceito como um procedimento válido por técnicos, treinadores e atletas de todos os níveis de competição. A crença subjacente é a de que esse exercício preliminar ajuda o executante a preparar-se fisiológica ou psicologicamente para um evento e pode reduzir as chances de lesão articular e muscular. Em um estudo realizado, eram necessários maiores forças e aumentos no comprimento muscular para lesar um músculo “aquecido”, em comparação com um músculo na condição “fria”. O processo de aquecimento alonga (estira) a unidade músculo-tendinosa e, portanto, permite possivelmente alcançar um maior comprimento e menos tensão quando uma determinada carga externa é aplicada na unidade músculo-tendinosa.

Em geral, o aquecimento é classificado em uma de duas categorias, porém existe freqüentemente alguma superposição.

- Aquecimento geral – quando se realiza algum exercício, ou outro recurso passivo, com o intuito de aquecer o corpo como um todo. Os exemplos deste tipo de aquecimento incluem calistenia, alongamento e movimentos corporais gerais ou exercícios de “relaxamento” que independem das ações neuromusculares específicas do desempenho antecipado.

- Aquecimento específico – Este tipo de exercício preliminar proporciona um treinamento das habilidades necessárias na atividade real para a qual o participante está se preparando. São exemplos: para o jogador de golfe, balançar um taco de golfe; para o jogador de beisebol, arremessar bolas de beisebol antes do início da partida; pulos preliminares nos saltos em altura ou com vara para atletas do atletismo, etc.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

OS CAMPEÕES DO MR OLYMPIA

2009 - Jay Cutler
2008 - Dexter Jackson
2007 - Jay Cutler
2006 - Jay Cutler
2005 - Ronnie Coleman
2004 - Ronnie Coleman
2003 - Ronnie Coleman
2002 - Ronnie Coleman
2001 - Ronnie Coleman
2000 - Ronnie Coleman
1999 - Ronnie Coleman
1998 - Ronnie Coleman
1997 - Dorian Yates
1996 - Dorian Yates
1995 - Dorian Yates
1994 - Dorian Yates
1993 - Dorian Yates
1992 - Dorian Yates
1991 - Lee Haney
1990 - Lee Haney
1989 - Lee Haney
1988 - Lee Haney
1987 - Lee Haney
1986 - Lee Haney
1985 - Lee Haney
1984 - Lee Haney
1983 - Samir Bannout
1982 - Chris Dickerson
1981 - Franco Columbu
1980 - Arnold Schwarzenegger
1979 - Frank Zane
1978 - Frank Zane
1977 - Frank Zane
1976 - Franco Columbu
1975 - Arnold Schwarzenegger
1974 - Arnold Schwarzenegger
1973 - Arnold Schwarzenegger
1972 - Arnold Schwarzenegger
1971 - Arnold Schwarzenegger
1970 - Arnold Schwarzenegger
1969 - Sergio Oliva
1968 - Sergio Oliva
1967 - Sergio Oliva
1966 - Larry Scott
1965 - Larry Scott

GAROTO E GAROTA FITNESS 2010

Victória Thabata e Gustavo Chicarelli vencem Concurso Fitness 2010



No dia 22/03/2010 no Clube Eazy, Barra Funda em São Paulo, foi realizado a final do Concurso Garota e Garoto Fitness 2010, Victória Thabata (18 anos) e Gustavo Chicarelli (27 anos) foram os grandes vencedores da noite e cada um levou um cheque de R$5.000,00, 1 ano de academia e R$1.000,00 em suplemento alimentar.

Mais sobre os vencedores;




BCAA E SEUS BENEFÍCIOS

BCAA refere-se a leucina, isoleucina e valina, que são aminoácidos de cadeia ramificada. Estes aminoácidos não pode ser elaborados pelo seu corpo, então você precisa obtê-los em suplementos esportivos. O BCAA é de especial interesse para os fisiculturistas, porque ao contrário de outros aminoácidos, que são discriminados no fígado, e que são metabolizados nos músculos. Aqui, eles podem ser usados para produzir energia ou para construir novas proteínas.

Embora as fontes de proteínas completas, como carnes, contenham BCAAs, a pesquisa mostrou que a suplementação adicional pode ser benéfica. Uma vantagem da suplementação desses aminoácidos reside na sua capacidade de aproveitar ao máximo o período pós-treino.

A pesquisa mostrou que, em ambos os sexos, a suplementação de aminoácidos após o exercício pode inverter o saldo líquido de proteínas do músculo de negativa para um estado positivo. Além disso, a ingestão de aminoácidos reduz a taxa de degradação de proteínas.

Talvez o efeito mais dramático do BCAA é o substancial aumento na síntese protéica muscular - o que significa que o BCAA pode ser apenas a chave para ativar o crescimento do musculo como uma recompensa por seu suor na academia. De fato, os investigadores concluiram que os atletas que recebem suplementação de BCAA após o exercício, são capazes de utilizar fenilalanina - cuja ausência pode causar atraso no crescimento, falta de energia e fraqueza - a uma taxa em torno de 70 por cento maior do que os grupos placebo. Além disso, BCAAs só foram mostrados serem o suficiente para estimular uma resposta anabolizante nos músculos.

O uso continuo de BCAAs também tem benefícios que não se poderia esperar - um estudo indicou que o uso regular de BCAAs resultou em um aumento dos níveis do hormônio de crescimento no fluxo de sangue. Como resultado disto, os pesquisadores concluíram que a suplementação de BCAA poderia resultar em "uma melhoria da atividade muscular através da síntese de proteínas". Outro estudo revelou que os BCAAs podem melhorar a resposta do sistema imunológico principalmente em atletas cujos intenso treinamento pode comprometer essa parte.

Uma nota final, interessante sobre os efeitos da BCAAs

BCAA quando combinado com beta-alanina, os estudos têm demonstrado que os aminoácidos podem reduzir a sensação de dor muscular tardia e lesão muscular. Em outras palavras, você não só vai colher vantagens durante os treinos, mas quando você está descansando também.

ENTENDENDO AS LESÕES

O QUE É LESÃO?

A lesão é caracterizada por uma alteração ou deformidade tecidual diferente do estado normal do tecido, que pode atingir vários níveis de tecidos, assim como os mais variados tipos de células. As lesões ocorrem em função de um desequilíbrio fisiológico ou mecânico, por trauma direto ou indireto, por uso excessivo de um determinado gesto motor, ou até por gestual motor realizado de forma incorreta.

No caso da população atlética, as lesões envolvem mais comumente o sistema musculoesquelético e, mais raramente o sistema nervoso. As lesões primárias são quase sempre descritas na medicina esportiva como sendo de natureza crônica ou aguda, resultantes de forças macrotraumáticas ou microtraumáticas. As lesões classificadas como microtraumáticas ocorrem em decorrência do trauma agudo e produzem dor e incapacidade imediatas. As lesões macrotraumáticas incluem fraturas, luxações, subluxações, entorses, distensões e contusões. As lesões microtraumáticas são geralmente denominadas lesões por excesso de uso (overuse) e são resultantes da sobrecarga repetitiva ou de uma mecânica gestual motora incorreta, relacionada ao treinamento contínuo ou à competição. As lesões microtraumáticas incluem tendinite, tenossinovite, bursite, etc. A lesão secundária é, essencialmente, a resposta inflamatória ou hipóxia secundária que ocorre em razão da lesão primária.

POTENCIALIZANDO SEU TREINO

Quanto mais massa muscular uma pessoa tem, mais calorias ela queima por dia, mais precisamente 120 a cada 1,4 quilo de músculo. E não precisa se esfalfar na ginástica: dados do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos mostram que basta puxar ferro pelo menos duas vezes por semana para evitar o acúmulo de gordura na região abdominal, o tipo responsável pela barriga de chope, além de hipertensão, diabetes e doenças cardíacas.

A musculatura forte também protege as articulações, o que diminui as dores e os riscos de lombalgia, artrose e atrite.

Outra boa notícia é que os resultados dos exercícios resistidos aparecem rápido: em menos de quatro meses há um aumento de até 10% da massa muscular e da força. Mas dá para agilizar ainda mais esse resultado ao colocar em prática as dicas abaixo - só não esqueça de pedalar, caminhar ou correr por cinco minutos depois da musculação para eliminar o ácido lático, que é o causador da famosa dor do dia seguinte.

Se a intenção é ficar musculoso, faça os movimentos em velocidade moderada para lenta e dê pausas de dois minutos entre uma série e outra. "Nesse período o músculo se recupera do esforço e o praticante consegue realizar a próxima série com a mesma qualidade da primeira"

Já se o objetivo é tonificar sem ficar 'grande', o truque é usar pouca carga, fazer os movimentos em velocidade moderada para rápida e um intervalo entre as séries de cerca de 1 minuto. E mantenha o músculo trabalho contraído durante todo o tempo.

Para emagrecer, use um pouco mais de carga do que o habitual e descanse no máximo 30 segundos entre as séries.

Deixe a parte aeróbica para depois da musculação. "Se fizer antes, como normalmente acontece nas academias, vai achar o treino pesado e o cansaço vai bater mais rápido do que de costume".

O treino estacionou? Experimente mudar a planilha. "Quanto mais variar os exercícios, mais estímulo vai dar às fibras musculares".

Para um abdômen tanquinho, só abdominal não resolve. É essencial também queimar os excessos para que a musculatura trabalhada apareça sob a pele. "Para isso, é preciso fazer atividade aeróbica de baixa a média intensidade, ou seja, de 55% a 70% da frequência cardíaca máxima", avisa o personal trainer Christian Monteiro, do Rio de Janeiro. Para descobrir o número exato, a pessoa deve subtrair sua idade de 220 e, do total, verificar quanto é 55% e, depois, 70%. O resultado é o número médio de vezes que o coração deve bater a cada minuto de corrida, caminhada ou pedalada, por exemplo.

A forma de se certificar que o exercício está mesmo trabalhando a área desejada é perceber se a musculatura da região está cansada logo depois da série.

Nada é tão eficaz para malhar as coxas e os glúteos como o agachamento e os exercícios com caneleiras. "Como eles são mais puxados, faça-os logo no início do treino, quando o corpo ainda está descansado".

Dificultar a execução do movimento é uma forma de potencializar a ginástica. Para isso, invista em barras, caneleiras e halteres, que exigem mais concentração e força para manter a postura correta e levantar a carga. A regra só não vale para os iniciantes, que, por uma questão de segurança, devem se limitar aos equipamentos até adquirirem consciência corporal.

Sentir-se capaz de fazer duas ou mais repetições ao fim de cada série é sinal de que está mais do que na hora de aumentar a carga.

Jamais trave a respiração durante o movimento para não aumentar a pressão arterial. Para ficar mais confortável e até ter a sensação de que o peso ficou mais leve, expire pela boca quando levantar ou empurrar o peso e inspire pelo nariz ao voltar à posição inicial.

TREINAMENTO FEMININO

Tenho ouvido com frequência no público feminino perguntas sobre... "não vou ficar igual ao arnold", "não quero ficar grande", "não sou homem para fazer braço", "esse exercício é para crescer", entre outras tantas... lembrando que para ganhar massa muscular não é tão fácil como se referem nossas atletas ( me refiro como atletas a todos que praticam a musculação), seguindo os inúmeros questionamentos segue algumas respostas as dúvidas em geral...

1. Medo do aumento muscular

Muitas mulheres têm receio que a carga no treinamento irá torná-las forte demais, com músculos excessivamente grandes, talvez como uma fisiculturista, então evitam totalmente ou, pelo menos parcialmente, alguns dos melhores exercícios básicos, como o agachamento, o shouders press ou o supino. Na verdade quando se começa a realizar estes exercícios regularmente, aí sim, haverá algumas mudanças na massa e na definição muscular.

Não ocorrerá, contudo, o aumento de quilos de músculo a cada mês. É difícil para as mulheres adquirirem um grande nível de massa muscular devido às diferenças fisiológicas quando comparadas aos homens. Realmente não há riscos em se parecer como homem, pois a quantidade de hormônio testosterona é bem inferior.

O aumento da massa muscular a partir desses exercícios será de fato a melhor forma de acentuar a sua condição física e tornar seus músculos com formas mais definidas e aparentes.

2. Treinamento cardiovascular inadequado

Para treinar de forma eficiente, você deve procurar um equilíbrio entre os exercícios cardiovasculares e a musculação.

Muitas mulheres dão muito foco no trabalho cardio e diminuem o treinamento com pesos, na crença equivocada de que isso irá ajudá-las a alcançar a sua meta de queima de gordura e atingir um músculo mais enxuto, magro.

Pode passar horas sobre a escada ou esteira e não reduzir efetivamente a gordura corporal desejada. A perda de peso está também associada ao tecido muscular magro, interferindo no metabolismo do organismo. Uma boa opção para queimar gordura é adicionar músculo ao seu corpo. Acrescentar algum peso na resistência dos exercícios irá ajudar a aumentar sua taxa metabólica e queimar gordura corporal. Para isso, as mulheres devem gastar pelo menos metade do seu tempo trabalhando treinamento com pesos.

3. Falta de intensidade cardiovascular

Muitas pessoas usam seu tempo com equipamentos cardio lendo jornal, vendo televisão ou negligentemente conversando com os amigos. Claro que você estará queimando calorias, mas muito provavelmente não alcançará o seu ritmo cardíaco ideal e consequentemente não obterá o máximo benéfico do trabalho.

Você não precisa treinar em um nível de intensidade acima do esperado, mas precisa se concentrar no que está fazendo.

4. Pouca carga – intensidade

Quando você simplesmente usar pesos medíocres para cumprir um pré-determinado número de repetições (digamos, 10 ou 20), não se conseguirá os efeitos máximos para ativar seus músculos. As últimas 3 ou 4 repetições devem ser desafiadoras. Além disso, a fase negativa do movimento é freqüentemente esquecida. Muitas pessoas preferem vencer a gravidade em vez de usar os seus músculos para lentamente deixar que ela vença. É fundamental trabalhar com uma contração concêntrica explosiva e uma contração excêntrica mais lenta, que leve pelo menos o dobro do tempo no seu percurso. Como regra geral, use moderadamente pesos pesados (com a qual você possa fazer de 8 a 15 reps), que deverá dar-lhe muito melhor resultado do que utilizar pesos leves com repetições mais altas.

5. Execução de exercícios de forma roubada

Os homens podem ser mais levados a executar exercícios roubados do que as mulheres, pois eles tendem a errar por utilizar um peso elevado demais, daí a necessidade de utilizar outros músculos que não os focados para vencer a resistência. As mulheres tendem a errar por não se manter suficientemente atenta ao músculo alvo. É muito importante pensar (se concentrar) no músculo que se está tentando desenvolver e no próprio movimento.
Aprender a forma correta sobre todo e qualquer exercício que você vai fazer, não só reduzir o risco de lesões, mas ajudará a alcançar seus objetivos mais rapidamente.

6. Dependência nas medidas (números) como parâmetro do sucesso

Deve-se ter cuidado com os valores das medições, pois podem proporcionar às mulheres uma falsa indicação do seu nível de aptidão. Dietas extremas frequentemente reduzem o peso corporal total, mas reduz também o peso muscular magro e a taxa metabólica.

Um programa de treinamento com pesos pode realmente levar ao aumento de peso corporal, melhorando a aparência das áreas problemáticas e, simultaneamente diminuir a gordura, no entanto, as medidas podem eventualmente não mostrar qualquer mudança.

A simples avaliação visual, próprias de vestuário, a sensação de bem-estar, a observação de outras pessoas sobre a aparência melhorada e os valores de gordura são parâmetros muito melhores do que medidas.

7. Ignorar o aquecimento e o alongamento

Somente de 6 a 10 minutos de aquecimento geral antes de cada treino podem, não só reduzir o risco de lesões, mas também, melhorar o desempenho. Boas opções incluem um pouco de bicicleta ergométrica, movimentos das articulações que serão utilizadas e alongamentos.
O alongamento é a atividade mais simples para iniciar a irrigação de sangue no músculo, preparando-o para a exigência mais forte.
Longas sessões de alongamentos são melhores quando realizadas em um treino próprio. Após as sessões de treino com peso seria mais indicado um alongamento visando somente à descontração, com baixa intensidade.

8. Seleção pobre de exercícios

Muitas vezes, as mulheres trabalham com foco demasiado em uma área problemática, como braços, coxas ou abdomem, e não treinam o seu corpo como um todo, excluindo exercícios importantes, como desenvolvimento de ombros, remadas e dumbbell press.

Quando você escolhe exercícios, tais como máquinas de abdução e adução e extensões pernas, você faz o trabalho concentrado (exterior e interior da coxa e quadriceps), mas também seria necessário dar atenção aos grandes exercícios, tais como lunges e agachamentos. Esses são os exercícios multiarticulares (envolvem várias articulações) que exigem a atuação de vários músculos simultaneamente e requerem mais energia.

9. Ignorar o ciclo menstrual

Durante o ciclo mensal, mulheres naturalmente ganham e
perdem peso com mudanças nos níveis de estrogênio. Por vezes, poderá ser mais difícil de treinar e ainda aumentar um pouco a gordura corporal. Uma boa estratégia é traçar o seu andamento e comparar o seu atual estado de aptidão com o mesmo ponto do seu ciclo anterior. Não fique desencorajada por alterações relativamente pequenas em gordura, procure sempre manter seu foco.

10. Concluindo

Importante mesmo é ter objetivo, seja ele direcionado a ganho ou condicionamento, a perder ou manter, e parar de pensar em malhar, pensar e começar a treinar, seguir as orientações do profissional, manter a dedicação ao treinamento direcionado a você.
Lembrar que para somar e obter um bom resultado, é importante cuidar também da alimentação...

MACROCICLO, MESOCICLO E MICROCICLO

A PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO

O conceito de periodização no treinamento foi revelado originalmente em 1972 por um cientista russo e incorporado nos esquemas de treinamento para atletas, tanto novatos quanto de elite. A idéia de periodização consiste em subdividir um período específico de treinamento (macrociclo) em períodos menores ou fases (mesociclos), com cada mesociclo sendo separado novamente em microciclos semanais.

O fracionamento do macrociclo em suas partes componentes tem por finalidade manipular a intensidade do treinamento, o volume, a freqüência, as séries, as repetições e os períodos de repouso (para prevenir o supertreinamento) e alterar a variedade das sessões de treino. Espera-se com isso uma redução de quaisquer efeitos negativos do treinamento e culminar em um desempenho máximo do indivíduo ao final do período do macrociclo.

Macrociclo

Representa a organização de todo o treinamento que será desenvolvido em um determinado período de tempo. A estruturação desse período de treinamento obedece a um plano de expectativas e, geralmente, encerra-se num ponto máximo de performance (peak) do individuo.

Dividi-se em fase de preparação, que abrange duas etapas: uma básica (ou de base) e outra específica (ou de especialização). Visando proporcionar um condicionamento da aptidão do individuo que permita-o alcançar “performances máximas” em etapas mais avançadas do treinamento; na fase básica trabalha-se com maior volume e menor intensidade, visando desenvolver a resistência aeróbia, a resistência muscular localizada, a resistência da força estática, a flexibilidade, etc.; já na fase específica diminui-se o volume e aumenta a intensidade, uma vez que o objetivo do treinamento é dar ênfase na resistência anaeróbia, na força dinâmica, estática e explosiva. Além também, de se proporcionar a manutenção dos ganhos, das qualidades físicas, obtidos na fase básica.

Período de Performance, ou de competição, é o período onde se atinge o auge da performance do indivíduo, onde se reduz o volume e a intensidade (em 20 a 30%) do treinamento visando o “polimento final” da condição atlética, a performance máxima.

Período de transição, que é o final do macrociclo, e situa-se entre o período de competição e reinicio de um novo ciclo de treinamento (macrociclo). Sua função principal é promover uma recuperação total do individuo em função dos exigentes esforços a que foi submetido nas fases anteriores do treinamento.

Mesociclo

Um macrociclo é composto de vários mesociclos (no mínimo quatro). Um mesociclo é formado por vários microciclos – normalmente de três a seis (Dantas, 1985).

Esse ciclo de treinamento encontra-se intimamente correlacionado aos princípios da sobrecarga e da interdependência volume-intensidade, com vistas a proporcionar a aplicação de cargas crescentes com respectiva recuperação, visando progressos na performance.

Microciclo

É o menor ciclo de treinamento. Normalmente possui a duração de sete dias, coincidindo com o período de uma semana.

Observamos nessa etapa a alternância de intensidade das cargas de treinamento. Dependendo da etapa do treinamento e da qualidade física desenvolvida essa composição de intensidades vai variar. O importante a destacar é que essa variação das cargas de trabalho é que vai proporcionar as adaptações fisiológicas que objetivamos naquele momento. A manutenção de cargas sempre fortes poderá levar a um estado de supertreinamento (overtraining), já a manutenção de cargas de trabalho sempre fracas não proporcionará os benefícios que desejamos, caracterizando uma estagnação do treinamento.

Assim sendo, devemos variar os estímulos de forma que haja um estímulo, uma adaptação ao estímulo e conseqüente recuperação para podermos dar um novo estimulo, isto para não gerar fadiga por estímulos fortes consecutivos.

LEVANTAMENTO TERRA NA VISÃO DA BIOMECÂNICA




O Levantamento Terra ou extensão do quadril em pé com barra é um movimento
caracterizado pela extensão do joelho e do quadril, tendo seu início com o indivíduo posicionado com flexão do quadril e joelho e a barra sendo segurada a frente, este irá realizar inicialmente uma extensão do joelho e quadril e finalizará com a flexão destes. O Levantamento Terra com os joelhos estendidos é considerado por Bezerra (2006), como uma variação da técnica, caracterizado pela flexão do quadril, o seu início se dá com a barra posicionada a frente do indivíduo, realizando em seguida a flexão do quadril com os joelhos estendidos e sendo finalizada com total extensão do quadril. Esta técnica também é conhecida como “stiff”.
Os principais músculos atuantes neste exercício são os: interespinhais, intertransversais, ileocostal dorsal, ileocostal lombar, dorsal largo, semi-espinhal toráxico, rotadores, multífides, retoanterior, vasto lateral, vasto intermediário, vasto medial, sartório, glúteo maior, semitendineo, semimebranáceo e bíceps crural.
O Levantamento Terra é um dos movimentos da musculação em que maior número de grupos musculares são solicitados, seja como agonistas, sinérgicos ou estabilizadores. Ao endireitar o tronco fazendo a extensão, os músculos eretores da coluna são amplamente trabalhados e, ao inclinar o tronco para frente, são fortemente recrutados além dos lombares, os crurais e glúteos. trapézio, grande dorsal, rombóides, bíceps braquial e braquioradiais atuam sinérgicamente.
A execução do Levantamento Terra mostra que uma técnica errônea é fácil de adquirir, porém difícil de corrigir. Às vezes, a técnica errônea é conseqüência de uma anormalidade física menor, conseqüentemente, aumentada por força dos movimentos. É evidenciado o grande risco de lesão na região lombar provocado pela realização deste exercício. A principal lesão é observada no disco intervertebral. A relação disco intervertebral e Levantamento Terra são observados quando flexionamos a coluna com a sobrecarga imposta, assim, as vértebras entram em atrito e ocorre aumento da pressão sobre a parede anterior do disco, forçando o núcleo polposo contra a parede posterior. Quando lesionamos o disco, este pode criar uma protuberância ou prolapso, que pressiona a raiz nervosa da medula espinhal, afeta o movimento e causa restrições e dor (Stallard, 1995 apud Maior; Santos, 2005), estes fatores proporcionam a hérnia de disco. Em suma, a execução de exercício gera uma grande tensão no corpo da vértebra abalando a estrutura anatômica da coluna vertebral.

CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS

Diferenças individuais

As diferentes populações mundiais são compostas de indivíduos
de diferentes tipos físicos ou biótipos. Pequenas diferenças nas
proporções de cada segmento corporal existem desde o nascimento e
tendem a acentuar-se com o crescimento, maturação, até à idade adulta.
Sheldon, W. (1940) estudou a população americana tendo definido, a
partir desse estudo, três tipos de características dominantes individuais:

O endomorfo
indivíduo de formas arredondadas e macias, com grandes depósitos de gordura. A sua forma externa extrema é semelhante a uma pêra (estreita em cima e larga em baixo). O abdómen é grande e cheio e o tórax parece ser relativamente pequeno. Os braços e pernas são curtos e flácidos. Os ombros e cabeça são arredondados. Os ossos são
pequenos. O corpo tem baixa densidade podendo flutuar na água. A pele é macia.

O mesomorfo
indivíduo musculoso, de formas angulosas.
Apresenta cabeça cúbica, maciça, ombros e peito largo, bem como um
abdómen pequeno. Os membros são musculosos e fortes. Possui pouca
gordura subcutânea.

O ectomorfo
indivíduo de corpo e membros finos, com um
mínimo de gordura e músculos. Os ombros são largos mas descaídos. O
pescoço é fino e comprido, o rosto é magro, queixo recuado e testa alta,
tórax e abdómen estreitos e finos.

Naturalmente, a maioria dos indivíduos não se encontram
rigorosamente em nenhum destes tipos básicos, misturando características
dos três tipos. Assim, podem ser meso-endomorfos, endo-ectomórficos,
ecto-mesomórficos, etc.

CONHECENDO AS DOBRAS CUTÂNEAS



Aproximadamente metade da gordura corporal se localiza diretamente abaixo da pele, se relacionando matemáticamente com a quantidade total da gordura corporal.
Através das dobras cutâneas o profissional qualificado pode, seguindo algumas fórmulas direcionar o atleta para um treino específico, e acompanhar a evolução do treinamento e resultados.

O GRANDE ARNOLD SCHWARZENEGGER


Arnold ''The Austrian Oak'' Schwarzenegger nasceu em 30 de julho de 1947 na Áustria e naturalizado norte-americano em 1968 (mantendo, todavia, a nacionalidade austríaca). Desde de cedo que ganhou muita atenção devido ao fato de ser um grande atleta, ele conquistou o seu primeiro título de Mister Universo em 1968. Ao longo do tempo foi Mister Europa, uma vez Mister Mundo, três vezes Mister Universo e sete vezes Mister Olympia. O seu braço chegou a medir 55,88 centímetros. A sua estatura é de 1,88m e o seu peso médio em competições de fisiculturismo era 106 kg.Mais tarde ingressou no cinema em 1970 sendo o seu primeiro filme ''Hércules em Nova York'' estando no grande ecrã durante 33 anos, em 2003 foi eleito Governador da Califórnia.

VERGONHA PARA A MUSCULAÇÃO



Segue para todos aqueles que dedicam horas aos seus treinos, este exemplo, para muitos, a não seguir !!!... Cada um tem o livre arbitrio ao caminho, e a forma de buscar seus resultados. Qual vai ser o seu caminho???

ATIVIDADE FÍSICA

Entende-se por atividade física a contração muscular de qualquer tipo, que pode ou não levar ao movimento, independente da finalidade: postura, trabalho, locomoção, esporte e lazer. Exercício é uma forma especial e ou específica de executar a atividade física, sendo ela planejada, sistematizada, progressiva e adaptada ao indivíduo.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

ANABOLIZANTES ESTERÓIDES

Existem versões sintéticas do hormônio masculino testosterona, um hormônio que controla várias funções e que ocorre naturalmente no corpo. Entre essas funções está a promoção do anabolismo. Esteróides manipulam este evento natural, com a habilidade de fazê-lo em um passo acelerado. Pelas drásticas mudanças metabólicas no corpo, anabolizantes esteróides aceleram a síntese de proteínas , reduzem o catabolismo e aumentam massa muscular e força nos atletas que treinam com pesos. Esteróides não só exercem seus efeitos nos músculos, mas afetam várias outras partes do corpo. Esta é a razão de ganhos dramáticos na musculatura e de certa forma acompanhados por sérios efeitos colaterais quando efetuados irregularmente.

APRESENTANDO JAY CUTLER




Jay Cutler nasceu em 3 de Agosto de 1973 em Massachusetts, Estados Unidos da América. Este é o culturista que atualmente detém o título de Mr. Olympia, já ganhou esta competição por duas vezes 2006 e 2007 .
Cutler começou a trabalhar numa empresa de familia, tirou uma licenciatura em justiça criminal.
A sua primeira competição foi em 1992 Gold's Gym Championship em que ficou em segundo lugar, ao longo do tempo foi ganhando algumas competições mas antes de conseguir ganhar o Mr. Olympia ficou durante quatro anos atrás de Roonie Coleman.
Com uma massa muscular enorme e com uma simetria fantástica certamente que continuara durante anos a ser o melhor entre os melhores.

NOSSO TRABALHO

Nossa idéia com o blog é somar conhecimento com todos que praticam musculação, artes marciais, entre outros, seja na busca do alto rendimento ou apenas como meros praticantes na busca do bem estar pessoal...
Todas as matérias acrescentadas ao blog são lidas e resumidas, pesquisadas em artigos e matérias em sites do ramo, podemos cometer erros mais vamos tentar evitá-los, esperamos ajudar de alguma forma a todos com material para pesquisas e estudos...
Sejam todos bem vindos ao blog...
Att. TRENTINONLINE, assinatura geral em nome do PROFESSOR: FERNANDO TRENTIN