Cuidado!!!
O joelho é uma das articulações mais comumente lesionadas em indivíduos que praticam atividade física intensas regularmente ou em atletas. Isso ocorre em virtude da exposição do joelho e de sua anatomia, bem como pelas necessidades funcionais a ele impostas.
O joelho é uma articulação muito importante do nosso corpo, pois ele é responsável pela dissipação das cargas de força da gravidade que desce pelo nosso corpo desde a cabeça até os pés, sendo o joelho responsável pela sustentação de aproximadamente 70% da massa corporal total. O joelho também é responsável pelo sistema locomotor, pois ele funciona como uma "dobradiça" que realiza principalmente a extensão e a flexão da perna sob a coxa, permitindo assim nos locomovermos.
Anatomia e Biomecânica do Joelho
O joelho é uma articulação triaxial que compreende as articulações tibiofemoral, femoropatelar e tíbiofibular proximal integradas com estabilizadores ativos e passivos. A arquitetura óssea consiste do fêmur, da tíbia, da patela e da fíbula proximal. Tudo isso fixado por vários ligamentos e revestido por uma cápsula articular. Tendo em seu interior substâncias nobres responsáveis pela nutrição e lubrificação dos tecidos. A maioria dos músculos bi-articulares (que atuam em duas articulações) localizados na coxa cruzam o joelho protegendo-o e fortalecendo-o.
A articulação do joelho não é apenas uma dobradiça. Os movimentos de flexão e extensão, medial para lateral, anterior para posterior, o movimento rotacional e o axial fazem parte da atividade normal. A combinação desses movimentos é controlada pela interação entre as estruturas ósseas, os meniscos, os ligamentos e os músculos ao redor do joelho. Lesões em qualquer desses componentes podem, portanto, afetar a função normal do joelho.
A biomecânica do joelho é importante, pois os movimentos conjugados, normais e anormais, do joelho determinam o estresse aplicado sobre a cartilagem articular, os meniscos e os ligamentos. O joelho move-se com seis graus de liberdade apresentando flexão e extensão, translação (de anterior para posterior, de medial para lateral e axial), rotação, adução e abdução. Os ligamentos funcionam melhor quando recebem carga na direção de suas fibras. A arquitetura óssea e os meniscos atuam em sintonia para colocar estresses ao longo das vias ligamentares. Quando a carga ultrapassa a resistência máxima do ligamento, este pode se romper.
Nenhum comentário:
Postar um comentário