...SEI MUITO E MUITO BEM QUE PESO TEM A LUZ, mais sim eu sei também que força tem Jesus, CONHEÇO A HUMANA DOR SOFRER EU JÁ SOFRI, mais graça ao bom Deus eu nunca desisti, NUNCA DESISTI DE CRER E DE ESPERAR, fiel permaneci e sem desanimar, EU VOU ATÉ O FIM MANTENHO A MINHA FÉ, eu tenho alguém por mim JESUS DE NAZARÉ...



domingo, 6 de junho de 2010

MALHAR, TREINAR, CONDICIONAR...???

Tipos, formas, consequências, sistemas, resultados, objetivos, novidades, dúvidas, ..., ..., ..., ??? O que dizer...

Sem Dor - Muita gente ao iniciar um programa de ginástica reclama de dores musculares no dia seguinte. Por conta disso tornou-se popular a frase “sem dor não há ganho”. Ledo engano! Dor é coisa para atleta que busca o máximo rendimento esportivo. Quem busca saúde e qualidade de vida na atividade física não pode e não deve sentir dor. Se isso acontece é porque o programa está errado para a pessoa seja na academia ou em qualquer lugar. Não me consta que sentir dor seja sinônimo de prazer.

Quantas Vezes por Semana - Existem vários estudos e teorias, porém o mais sensato é o que sugere gastar cerca de 2200 calorias extras, por semana com atividades que não sejam as funcionais. Ou seja, as do dia a dia. Essas calorias podem ser divididas em três, quatro ou até sete vezes na semana. Sendo assim alguém que faça exercícios três vezes por semana, o exercício escolhido deve gastar umas 730 calorias e quem faz todo dia se dá ao luxo de gastar menos. Algo em torno de 314 calorias que se consegue com uma caminhada de 30 a 40 minutos em passo moderado a forte.

É importante lembrar que essas calorias extras se referem ao gasto diário. Portanto, se o sujeito não tiver tempo de caminhar 40 minutos de uma vez, mas puder fazer duas de 20 no mesmo dia vale também. Não existe mais aquela história de que o corpo só gasta gordura com exercício que tenham mais de 30 minutos de duração. A regra é simples. Engordar ou emagrecer, para maioria das pessoas obedece a um modelo matemático. Ingeriu mais calorias do que gasta, engorda. Gastou mais, emagrece.

O Melhor Exercício - O melhor é o que cada um gosta de fazer. Os mais eficientes para emagrecer são os aeróbios tais como a caminhada, a corrida, o ciclismo e a natação. Se o sujeito não gosta, pode fazer qualquer um desde que mantenha regularidade semanal e gaste as calorias necessárias. Vale fazer musculação, ginástica, lutar, dançar e etc. Não importa. Tem que se mexer e gastar calorias.

Mais Completo - Em tese não existe. O ser humano precisa, para as suas atividade funcionais se tornarem mais fáceis, desenvolver pelo menos três valências físicas: condicionamento aeróbio, força e flexibilidade. Nenhuma atividade física ou esportiva desenvolve as três de uma vez nem mesmo a natação como se apregoa. Condicionamento aeróbio se consegue com exercícios aeróbios, força com musculação e/ou ginástica localizada e flexibilidade com alongamento. Portanto, o ideal é variar as atividades.

Máquinas sem Esforço - As máquinas que trabalham enquanto o sujeito descansa são totalmente inofensivas e não precisa ser muito inteligente para entender isso. Se colocarmos um medidor de consumo de oxigênio em alguém deitado numa dessas camas que levanta e abaixa a perna sozinha verifica-se facilmente que não há alteração nenhuma. Simples! O sujeito não faz esforço. Logo, não gasta caloria. É querer ser enganado pagando mais do que pagaria numa academia ou personal trainer. O mesmo acontece com os choquinhos elétricos que prometem fortalecer músculos, os cremes e/ou medicamentos que prometem reduzir as gordurinhas localizadas. Uma tremenda enganação! Os fabricantes para fugir da propaganda enganosa colocam em letras minúsculas que é preciso fazer exercício físico.

Para que Servem - Esses aparelhos, em sua maioria têm aplicação na fisioterapia e são muito eficientes na recuperação de movimentos, lesões e/ou doenças diversas. Para manusear esses equipamentos e indicar a atividade certa para o paciente certo é preciso ter formação adequada.

As Dietas - Todo ano tem uma da moda. Da lua, das frutas, das gorduras, do tipo sanguíneo entre outras. Pura enganação também! A única linha de pensamento lógico são as que pregam a reeducação alimentar, controle de calorias por associação de pontos inteligentes, não retiram os nutrientes básicos, não passa fome e induzem o emagrecimento lento, gradual e progressivo. Ninguém engorda 10 quilos de uma vez só. Logo, para emagrecer de forma saudável tem que ser também devagar. Os especialistas sugerem um quilo por semana.

Reeducação Alimentar e Exercício - Para garantir sucesso total e nunca mais engordar é bom incluir o exercício físico na vida. Ninguém chega aos 80 ou 90 anos com excesso de peso porque as doenças, como a hipertensão arterial, o diabetes, as articulares entre outras vêm a reboque.

Sem Promessa - Existem várias academias que trabalham de modo correto fazendo entrevista inicial, avaliação funcional, sugerindo avaliação médica e com base nos resultados os profissionais de Educação Física habilitados analisam e prescrevem a atividade física certa para a pessoa certa na intensidade e volume de treinamento certo sem promessa de resultado rápido e enganoso. Dá pra ficar em forma para o verão! Do ano que vem. Fora dessa premissa pode ser enganação. Eu considero uma burrice prometer “mundos e fundos” na ginástica porque mais cedo ou mais tarde o cliente vê que foi enganado. Isso é um tiro no pé!

Em Menos de Dois Meses
- Depende do que se promete e para quem é o programa. Atividade física deve ser adequada ao perfil do cliente, mesmo assim pode não dar certo. Cuidado com apelo marqueteiro sob rótulo da “novidade”!

O que realmente funciona - Partindo do princípio que o cliente escolha a atividade mais prazerosa todas são boas. Algumas são eternamente boas como a ginástica localizada e a musculação, cada uma com suas limitações e objetivos. A primeira atende perfeitamente aos fins estéticos fortalecendo a massa muscular, mas se houver muita gordura por cima do músculo é bom conjugar com exercícios aeróbios tradicionais porque a localizada sozinha é pouco. A musculação é para quem deseja corpo mais forte e/ou músculos hipertrofiados. Cuidado! Aqui também virou moda conjugar método qualquer de ginástica e chamar de novidade para atrair o público desavisado.

Exercício agasalhado - Essa é outra enganação ainda enraizada numa parcela da sociedade provavelmente difundida por leigos. Suar muito não significa estar emagrecendo. O corpo durante a atividade física precisa fazer a troca de calor com o meio ambiente e o ato de suar, evaporar e ingerir líquido periodicamente é a forma correta de o corpo ficar refrigerado com segurança. Quem faz exercício físico agasalhado se arrisca a uma desidratação perigosa além de ser tremendamente desconfortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário