...SEI MUITO E MUITO BEM QUE PESO TEM A LUZ, mais sim eu sei também que força tem Jesus, CONHEÇO A HUMANA DOR SOFRER EU JÁ SOFRI, mais graça ao bom Deus eu nunca desisti, NUNCA DESISTI DE CRER E DE ESPERAR, fiel permaneci e sem desanimar, EU VOU ATÉ O FIM MANTENHO A MINHA FÉ, eu tenho alguém por mim JESUS DE NAZARÉ...



sábado, 12 de junho de 2010

METABOLISMO BASAL

Assim como qualquer máquina nosso organismo também precisa de uma quantidade mínima de energia para se manter em funcionamento. Chamada taxa de metabolismo basal, essa espécie de combustível que mantêm as funções vitais do corpo, como a respiração, a circulação sanguínea, a digestão e o funcionamento dos demais órgãos nada mais é que a energia obtida por meio da alimentação. Um homem saudável de 1,70 metros de altura, 70 quilos e com 35 anos, por exemplo, gasta em média 1650 kcal só para manter essas funções. Ou seja, mesmo em repouso ele precisa consumir esse número mínimo de calorias para se manter vivo. Do contrário, seu organismo começará a reduzir o ritmo de funcionamento para poupar seus estoques de energia. É o tal metabolismo lento.

Quem deseja emagrecer deve elevar a taxa de metabolismo basal, fazendo com que o corpo gaste mais para fazer as mesmas coisas. Isso acontece quando a massa muscular é desenvolvida. Afinal, com mais tecido muscular para irrigar, oxigenar e alimentar de carboidratos, maior será a necessidade diária de calorias do organismo. É por conta dos músculos naturalmente maiores que homens têm taxa de metabolismo basal maior que as mulheres. Uma mulher com as mesmas características citadas acima consome “apenas” 1450 kcal.

Também é por isso que esportistas de alta performance, halterofilistas e fisiculturistas de qualquer sexo podem ingerir até 3.500 calorias diárias sem engordar. “Eles precisam comer para manter a grande quantidade de massa muscular que possuem. E só não engordam porque a queima de carboidrato e gordura é constante no organismo deles, seja no trabalho, durante os exercícios físicos ou até quando estão dormindo, porque o corpo continua trabalhando”.

Sedentários e pessoas não muito ativas podem gozar do mesmo benefício: basta aumentar a taxa de metabolismo. Isso se faz a partir da união de exercícios aeróbicos com treino muscular e uma dieta equilibrada. “O treino muscular faz emagrecer graças ao aumento do tamanho dos músculos, que acabam elevando o metabolismo basal, que por sua vez se mantém consumindo grandes quantidades de energia mesmo com pausas de até duas semanas sem treino”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário