...SEI MUITO E MUITO BEM QUE PESO TEM A LUZ, mais sim eu sei também que força tem Jesus, CONHEÇO A HUMANA DOR SOFRER EU JÁ SOFRI, mais graça ao bom Deus eu nunca desisti, NUNCA DESISTI DE CRER E DE ESPERAR, fiel permaneci e sem desanimar, EU VOU ATÉ O FIM MANTENHO A MINHA FÉ, eu tenho alguém por mim JESUS DE NAZARÉ...



sábado, 5 de junho de 2010

TREINAMENTO E SEU CONCEITO

A função do treinamento é aumentar a capacidade de trabalho do atleta, a efetividade de suas habilidades e suas qualidades psicológicas , a fim de melhorar seu desempenho em competições. O treinamento representa uma tarefa de longo prazo. Atletas não se desenvolvem do dia para a noite e um treinador (preparador) não pode fazer milagres utilizando atalhos e ignorar as teorias científicas e metodológicas.

Quando atletas estão em treinamento adaptam-se ou ajustam-se a ele. Quanto melhor for a adaptação anatômica, fisiológica e psicológica maior é a probabilidade de melhora de desempenho. A super-compensação é o principal conceito da teoria do treinamento desportivo e sua dinâmica depende do planejamento da intensidade do treinamento, pois ela assegura a restauração da energia e ainda auxilia o atleta a evitar níveis críticos de fadiga, que podem resultar em um estado indesejável de super-treinamento.

Para conduzir um programa de treinamento efetivo é preciso entender os sintomas de fornecimento de energia (combustível utilizado em cada um dos sistemas: aeróbio, anaeróbio láctico e anaeróbio aláctico). Um bom conhecimento do período de restauração de um sistema de fornecimento de energia é a base para calcular os intervalos entre as atividades durante e entre as sessões de treinamento e também após as competições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário